quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Apresentação do livro "O Rapaz de Bronze" por ex-alunas.


A Joana Maia, a Rita Correia e a Vânia Guterres, alunas do 5º ano da Escola  Básica e Secundária da Bela Vista vieram hoje, dia 5 de Outubro, à EB1 das Manteigadas, escola que frequentaram durante 4 anos, para apresentarem à turma 12, do 2º e 3º anos, o livro “O Rapaz de Bronze” de Sophia de Mello Breyner Andresen, que requisitaram na biblioteca da sua nova escola. 
Leram-nos o primeiro capítulo “As flores” e deixaram-nos a proposta de continuarmos a trabalhar esta obra durante o mês INTERNACIONAL das BIBLIOTECAS ESCOLARES.
Gostámos muito e aceitamos a sua proposta!

A preparação da leitura na biblioteca da EB1 Manteigadas
A apresentação do livro na sala de aula


Texto: Beatriz Cavaco (3º ano), Luana Murteira (3º ano), Paulo Brito 2º ano e Taíssa Baroa (3º ano).
Imagem: Profª Céu Santo
Publicado pela Profª Céu Santo com o apoio da colega Ana Fortuna

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

O Principezinho


          No dia 23 de Janeiro, todas as turmas da nossa escola foram ao Politeama ver o Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry. Esta ida ao teatro foi patrocinada pela empresa Vibeiras e pela Câmara Municipal de Setúbal.

O narrador conta-nos que quando tinha 6 anos queria ser desenhador, mas desistiu porque quando mostrou o seu primeiro desenho às pessoas crescidas, elas não entenderam o que ele representava e disseram que era um chapéu.

O que ele desenhara era uma giboia a digerir um elefante.

Foi assim que o narrador desistiu de ser desenhador e quis ser aviador para pilotar aviões.  

Um dia, já adulto, o avião que pilotava despenhou -se no deserto do Sahara. 
Aproximou-se dele, o Principezinho que lhe pediu para desenhar uma ovelha e ele disse que não sabia desenhar.

         O narrador mostrou-lhe o desenho da giboia e ele percebeu logo o que era. 

Desenhou então uma ovelha, mas o Principezinho disse que era um carneiro. A seguir, ele desenhou uma caixa e disse que a ovelha estava lá dentro. 

     Tiveram uma longa conversa e o Principezinho contou-lhe a sua viagem pelos planetas, onde encontrou o estranho mundo dos adultos.

 Também, lhe falou da sua conversa com a raposa e como ela lhe fez sentir a falta da sua amiga flor e como esta era importante para si.

         O Principezinho começou a sentir saudade e partiu para o seu planeta.

       O narrador ficou a olhar para as estrelas e a pensar que a amizade é uma coisa mágica e muito valiosa.

                            Texto coletivo realizado pela turma 15 da EB1 das Manteigadas

E para recordar aqui ficam as fotos:

Ler mais publicações no Calaméo

Para recordar e saber mais... clica na palavra Principezinho.

Publicado pela amiga: Ana Fortuna

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Atividades conjuntas de escola

Receção aos alunos do 1º ano com os encarregados de educação.
Momentos de diversão com as crianças do pré-escolar no dia em que chegaram  os triciclos.
Leitura de uma história ao pré-escolar pela Andreia do 2º ano.
Realização de cartões de Natal para oferecer.
Saboreamos um doce de abóbora feito pelos meninos de pré-escolar.
Pintura de árvore de Natal em cartão reutilizado.

Trabalho produzido pela T15 com o apoio da amiga Ana Fortuna
Imagem - Educadora Alice Monteiro

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Carta - resposta ao desafio



Manteigadas, 28 de outubro de 2014

Olá querida professora Ana! 

Escrevemos-lhe esta carta, para lhe dizer que gostámos muito da sua presença, na nossa escola, para festejar connosco o dia Nacional das Bibliotecas Escolares.
Tivemos muita alegria por cantar, todos juntos, os parabéns à nossa biblioteca, com o bolo delicioso que nos fez! 
Também adorámos o livro ”O dia em que os lápis desistiram”. Concluímos hoje a sua leitura e achamos que o autor encontrou um final feliz para a história e que o ilustrador teve muita criatividade. 

Muito obrigada pelo seu carinho! 

                                                                                                        Turma 15 – 3º e 4º anos

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Parabéns à Biblioteca Escolar!


Outubro é o Mês Internacional das BE sendo, este ano, o dia 27 de outubro o escolhido pelo Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares para celebrar o Dia das Bibliotecas Escolares.
Para festejar o dia 27, na EB das Manteigadas, foram desenvolvidas as seguintes atividades:
- Leitura do conto “A Mimi no fundo do mar” (escrito por Valerie Thomas e ilustração de Korky Paul) às crianças do Pré-Escolar por três alunos do 4º ano de escolaridade (David, Vânia e Rita), na BE, para que os mais pequeninos ficassem a conhecer o espaço;
 - Apresentação e exploração do livro “O dia em que os lápis desistiram” (escrito por Drew Daywalt e ilustrado por Oliver Jeffers) pela convidada (professora bibliotecária – Ana Fortuna – atualmente na reforma) às duas turmas do 1º ciclo;
- Cantar os parabéns à BE pelas crianças do Pré-Escolar, alunos do 1º ciclo, docentes, assistente operacional e auxiliares de ação educativa.

Para culminar com boca doce todos comeram uma fatia de um bolo, um pouco mais saudável – bolo de espinafres (conhecido por bolo Sherek) coberto com creme de chocolate, presente da amiga convidada.

Foram, sem dúvida, momentos muito ricos: os mais novinhos encantaram os alunos do 4º ano, pois estiveram muito atentos à leitura e no final souberam responder a todas as perguntas que os mesmos lhes fizeram; a descoberta do livro “O dia em que os lápis desistiram” cativou a atenção dos alunos do 1º ciclo, para além de despertar o desejo dos alunos do 3º e 4º anos para ler em voz alta. E como o tempo não estica, o livro ficou na sala de aula para conclusão da sua leitura. Em laia de desafio, a amiga Ana Fortuna, pediu para lhe enviarem uma carta com o parecer da turma sobre o livro.

Momentos felizes que certamente irão permanecer nas memórias de quem os viveu…
Aqui fica o registo dos parabéns à BE, por excelentes vozes:


Imagem: Ana Fortuna e Céu Santo
Publicação: Ana Fortuna

quinta-feira, 12 de junho de 2014

A nossa ida ao Politeama

No dia 28 de janeiro, com a ajuda dos nossos padrinhos e da Câmara Municipal de Setúbal, fomos ao Teatro Politeama ver a peça “Robin dos Bosques”. Saímos da escola às 9h e 15m, de autocarro, acompanhados pela turma do 1ºe 4º anos. Passámos pela ponte 25 de abril e chegámos às 10h e 20m, ao Politeama que se situa em Lisboa, a capital de Portugal. Antes de entrarmos no Teatro, lanchámos, depois formámos uma fila e esperámos alguns minutos. Já sentados nos nossos lugares, ouvimos música clássica e por volta das 11h começou o espetáculo. É uma história muito bonita e divertida! Robin dos Bosques viveu no século XIII, em Inglaterra e gostava de vaguear pela floresta, em liberdade. Ele tirava aos ricos para dar aos pobres porque havia muitas injustiças. Houve muitas batalhas, entre ele e o Príncipe João, mas por fim, o Robin foi vencedor, com a ajuda dos seus amigos. Casou com Lady Marian e tiveram muitos filhos.

Texto realizado pela turma 15, a partir do relato realizado pelo Nuno.


Aqui fica o nosso agradecimento:
Os alunos e as professoras da E.B.1 das Manteigadas agradecem à Câmara Municipal de Setúbal o transporte cedido para a ida ao teatro Politeama. Também queremos agradecer aos nossos padrinhos, a Empresa “Vibeiras,” por terem oferecido o valor dos bilhetes para a entrada no Teatro, tornando possível a nossa presença naquele belo Musical! Por toda a atenção e carinho, aqui fica o nosso muito obrigado.
Alunos e professoras da escola das Manteigadas




Publicado por: Ana Fortuna

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Ser feliz

Dia 11 de junho a turma 15 trabalhou na sala de aula o poema "Ser feliz", criado pela turma do 5ºE/95 da Escola Augusto Gil partilhado pelo Clube das Histórias, através do projeto: Abrir as portas ao sonho e à reflexão.

Ser feliz é dormir bem
E acordar a sonhar
Ter presente sempre alguém
A quem podemos beijar

Nasci para ser feliz
E quero poder sonhar
É um direito que tenho
Ninguém mo deve tirar

Ser feliz é ir para a mesa
E ter pão para comer
Reparti-lo com amigos
E saber agradecer

Ser feliz é ir para a escola
Para a vida saber ler
Preparar o amanhã
E aprender a viver

Ser feliz é dizer sim
E também dizer que não
Ser feliz é aplaudir
Quando os outros têm razão

Ser feliz é ser amado
E também saber amar
É viver como amigos
Que se sabem respeitar

Ser feliz é ter carinho
E carinho saber dar
Ajudando alegremente
A quem dele precisar

Ser feliz é ir deitar-se
E sentir muita alegria
Em paz com todos os outros
À espera de um novo dia.

O Carlos e o David gostaram imenso e cada um decidiu criar o seu poema com o mesmo título.
Com a amiga Ana Fortuna gravaram a sua leitura, ora oiçam:



Que bom é aprender com os outros, verdade?

Publicado por: Ana Fortuna