terça-feira, 12 de maio de 2009

"25 de Abril"

Para comemorar o 25 de Abril, recebemos na nossa escola a Associação Zeca Afonso.



O grupo do Hugo, Marcelo e Dino escreveram:

No dia vinte e quatro de Abril veio uma pessoa, desta associação, falar sobre a vida de Zeca Afonso para as três turmas da nossa escola.
Ela começou por colocar a música que serviu de senha para dar início à Revolução dos Cravos, chamada “Grândola Vila Morena”. De seguida, contou-nos algumas coisas da vida do Zeca.
No final fizemos algumas perguntas interessantes e a senhora ofereceu um livro com muitas actividades para a nossa biblioteca.

Nós achámos interessante tudo quanto ouvimos e ficámos a saber coisas novas que registámos em turma:

A Revolução dos Cravos

A revolução de vinte cinco de Abril de 1974 aconteceu devido ao descontentamento do povo em relação ao governo da altura (ditadura).
Por outro lado, a guerra que Portugal mantinha com Angola, Moçambique e na Guiné matava muitos jovens, o que não agradava ao povo.
Pelos motivos ditos atrás e ainda outros, é que se deu a revolução de vinte e cinco de Abril, que veio devolver a liberdade a Portugal.
Foi através da rádio, com a canção «Grândola Vila Morena» de Zeca Afonso que se deu início à revolução. Os tropas invadiram o governo e prenderam o seu representante.
Graças a esta revolução passámos a ter liberdade e todos passámos a ter os mesmos direitos.
Como nesta revolução não houve mortes, o povo colocou cravos nos canos das armas como símbolo de liberdade. Também nós pintámos uns lindos cravos para enfeitar a nossa sala e, gostámos muito de fazer esta actividade.

Turma nº13

Sem comentários: