terça-feira, 6 de março de 2012

"Semana da Leitura"/"Mês da Leitura"

No dia 2 de março iniciámos o "Mês da Leitura" com diferentes leituras...











Aqui fica a história de uma abóbora, da hortinha da EB1 das Manteigadas, e as leituras e experiência feitas a partir dela.
A vontade de fazer a experiência começou quando a bruxa Mimi visitou a escola, para apresentar um dos contos da sua vida "Que grande abóbora Mimi"...
Lá estava ela, linda! Que bela abóbora, a abóbora que nasceu a partir de uma sementinha lançada à terra pelos alunos e tratada com todo o carinho por toda a comunidade escolar...


Na passada 6ªfeira resolvemos utilizá-la, para pôr em prática a receita do doce com que a Mimi mimou os presentes.
Aberta, em cima de um tabuleiro, andou de sala em sala e nas 3 turmas foi observada por fora e por dentro (cor, cheiro, textura, sementes...) feita a estimativa do seu peso (4kg) e registada a receita do doce com as devidas proporções.

De seguida, também com a profª Ana Fortuna, foi feito o doce com a ajuda de um aluno de cada turma. Mãos devidamente lavadas colocaram os pedaços de abóbora, em 2 tachos, o açúcar e os pau de canela.


Depois foi só colocar no fogão e esperar...
Em seguida cada aluno fez o relato, do que experienciaram, à respetiva turma. Entretanto o doce ia fazendo sob vigia da D. Gina.

Que experiência!

...Eu não gosto de doces...mas este vou provar! - disse o Tiago.

Assim começou o "Mês da Leitura": cheiroso, docinho e rico em aprendizagens...

PB - Ana Fortuna

Sem comentários: