terça-feira, 3 de novembro de 2015

Textos produzidos por alunos da turma 12 após a leitura do livro "O Rapaz de Bronze"

Após a apresentação do livro pelas ex-alunas (para recordar clique em)  foi dada continuidade à sua leitura em sala de aula o que desencadeou momentos de escrita:


O Gladíolo

Naquele jardim havia um gladíolo acabado de nascer.
O gladíolo olhou para cima e viu o jardineiro a colher gladíolos e percebeu que havia flores que eram colhidas e outras não. Ele gostava de ser um gladíolo porque seria colhido, mas um dia ficou muito triste porque a mulher da casa fartou-se de gladíolos e disse ao jardineiro para não apanhar mais gladíolos.
As outras flores ficaram admiradas de ver o gladíolo e ele para se desculpar, disse às outras flores que a dona da casa não queria que o jardineiro colhesse mais gladíolos porque eles eram necessários no jardim.
O gladíolo foi espreitar uma festa que a dona da casa tinha preparado com senhoras belas e muito elegantes e homens também muito bem vestidos e pensou que podia fazer uma festa de flores e foi perguntar ao Rapaz de Bronze.
Foi, de seguida, ajudado pelo vento até à estufa falar com as outras flores e combinaram que devia haver uma «Comissão Organizadora»

Andreia Gamito e Luana Murteira (8 anos)



As flores
            Era uma vez um jardim fantástico que tinha flores e plantas muito belas.
Nesse jardim, havia um parque e uma estufa onde cresciam flores e várias árvores: carvalhos, plátanos, gladíolos, magnólias tulipas, cravos, rosas, girassóis, orquídeas, begónias…
Os gladíolos tinham uma grande amizade pelas tulipas porque as achavam muito elegantes e caras. Havia uma flor que eles detestavam que era a flor do muguete que dava um perfume muito forte que anunciava a chegada da primavera em todo o jardim.
Os gladíolos, à noite, fechavam a porta para não sentirem o perfume da flor do muguete.
Luana Maia e Luciana Sousa (8 anos)
 Imagem: Profª Céu Santo
Publicado por: Profª Cèu Santo com o apoio da colega Ana Fortuna


Sem comentários: