sexta-feira, 6 de junho de 2014

Semana da Leitura

“Animação do Livro e da Leitura” nas Manteigadas

“O bicharoco que era oco” e “O homem da nuvem escura” na EB1 das Manteigadas com exposição alusiva aos dois contos. Uma tarde bem diferente para as duas turmas dinamizada pelas professoras Ana Fortuna (convidada) e Ana Vaz (professora bibliotecária)

Para recordar... aqui ficam alguns registos fotográficos:

Imagem: Ana Vaz
Publicado por: Ana Fortuna

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Miminho para o “Dia dos Namorados”

Dia 14 de fevereiro é o “Dia dos namorados”

Aqui fica esta prendinha partilhada pela própria ilustradora do livro “Queres namorar comigo?”. Um belo conto escrito por João Ricardo e ilustrado pela Ana Sofia Gonçalves.



Gostaram? Agora apreciem o trabalho da ilustradora no seu ateliê:



Sejam felizes! 
E não se esqueçam de fazer alguém feliz!


Um abraço da amiga

Ana Fortuna

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Santiago's Feira

Natal! Natal!
Cheirinho a presentes!

Porque sabemos que gosta de acarinhar e ser acarinhado…que gosta de ver um sorriso bem gostoso no rosto de quem mais ama…
Venha à Santiago’s Feira e adquira um presente. O seu presente!

A Santiago’s Feira decorre de 9 a 13 do presente mês e inclui para além de uma Feira de Livro, Sessões de cinema de Natal, ateliês “Eu crio…” e uma Quermess na BE da EB2,3/S da Bela Vista e ainda… na BE da EB1 nº2 do Faralhão uma Feira de Livro e sessões de cinema para as escolas vizinhas…


Colabore participando nesta atividade promovida pelas Bibliotecas Escolares do Agrupamento, em parceria com a Associação de Pais, o apoio da turma de Eventos e da Direção.
Publicado por: Ana Fortuna

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

"Dia das bruxas" com magia saborosa!

No “Dia das Bruxas” a bruxa Mimi apareceu na EB1 das Manteigadas para fazer magia pasteleira…
Como a mãe da Isabel ofereceu 2 abóboras, a “Mimi” transformou-as em doce e para que todos o pudessem provar transformou ovos + leite + farinha + azeite virgem (em vez de margarina) e 1 pitadinha de sal em crepes.
Depois um a um cada aluno barrou o crepe, com doce de abóbora, enrolou-o e comeu-o…

Entretanto levou uma fatia de uma das abóboras para todos observarem e cheirarem. Assim como um saquinho com paus de canela e um frasquinho com canela em pó para observarem...
A seguir descascou a abóbora, cortou-a aos pedacinhos, colocou-a a ferver num tacho com açúcar e pau de canela para todos aprenderem a fazer o doce. A assistente operacional D. São colaborou vigiando a cozedura do mesmo.

Hum! Que cheirinho e que sabor!

No turno da tarde a profª Ana Fortuna ensinou as 2 turmas a coreografia que habitualmente se intitula de panquecas/crepes ao som de uma das músicas de Johannes Brahms Danças Húngaras nº5 (a partir de um CD requisitado na biblioteca da EB1 nº5 de Setúbal).
De seguida fez-se a avaliação da atividade. Os que participaram gostaram. Ouviram esta música pela primeira vez e gostaram muito. E no final o David comentou:
- Gostei muito, até parece que a música acompanhou os nossos gestos!

Foi um dia bem diferente, saboroso… para guardar no sótão das recordações...
E como recordar é viver:
Aqui ficam as receitas que a “Mimi” enviou por e-mail para a profª Céu e a profª Isabel a fim de serem trabalhadas em sala de aula e os alunos, em casa, com a ajuda dos pais/familiares possam experimentar a fazer:
Receita de crepes simples (clica na palavra crepes)

Receita de doce de abóbora
Ingredientes
1Kg de abóbora
500gr de açúcar
2 paus de canela 

Preparação

1-      Descasque a abóbora, corte-a em cubinhos e coloque os cubinhos num tacho; 
2-      Junte o açúcar e o pau de canela;
3-      Leve ao lume a cozer até a abóbora ficar completamente cozida (30 a 40 minutos). Vá mexendo de vez em quando enquanto o doce coze. 
4-      Retire do lume, retire o pau de canela e triture o doce com uma varinha mágica (há quem goste do doce não triturado). Leve novamente ao lume brando apenas para apurar e ficar com a textura pretendida. 
5-      Deixe arrefecer e guarde em potes de vidro. 

Bom apetite!

Até sempre!

Publicado por: Profª Ana Fortuna

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Mais um ano… mais um mês em que as Bibliotecas Escolares são lembradas internacionalmente, este ano sob o lema “Biblioteca Escolar, uma porta para a vida”...
Outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE) e o dia 28-10-2013, o “Dia das BE” em Portugal.
O Agrupamento de Escolas Ordem de Sant'Iago vai comemorar o MIBE através de atividades de promoção/consolidação do hábito e do prazer da leitura, da aprendizagem e da utilização das bibliotecas no âmbito da formação de utilizadores realizadas nas BE:
• Visitas guiadas à BE/ Apresentação do espaço e sua funcionalidade/Bibliopaper;
• Lançamento do concurso: "Autor/Personalidade do Mês” na escola sede;
• Animação do Livro e da Leitura a partir de obras de escritores portugueses;
• Dar continuidade à atividade de escrita criativa “Escreve… e Conta VI”;

• Workshop de “Escrita Criativa” com a formadora Leonor Tenreiro.     

PB - Ana Fortuna

terça-feira, 2 de julho de 2013

Livro - Escreve e...conta! V

O 5º livro, composto por contos e poesia criados pelas escolas do Agrupamento a fim de comemorar o Mês Internacional das BE e o Dia das BE, está pronto.
Divirtam-se a lê-lo.
Apreciem o texto e ilustração...




Boas Leituras!
PB- Ana Fortuna


domingo, 30 de junho de 2013